Artigos

10 palestras do TED talks que todo engenheiro devia assistir

10-palestras-do-TED-talks-que-todo-engenheiro-devia-assistir-20161030115307.jpg
 

27/10/2016 - Os vídeos disponibilizados pela TED Talks são muito interessantes, e todo mundo que deseja aprender mais e pensar fora da caixa deve assisti-los.

Para quem não conhece, o Ted é uma organização sem fins lucrativos e já espalha ideias em forma de palestras desde 1984, as palestras são de 10 a 20 minutos.

Neste artigo, separei dez vídeos que creio ser essencial para todos engenheiros ou para aqueles que estejam cursando engenharia. Veja abaixo, a lista:

1 – Bill Gates sobre a energia: Inovando a zero!
Na TED2010, Bill Gates anuncia a sua visão para o futuro da energia mundial, descrevendo a necessidade de milagres para evitar uma catástrofe planetária e explicando porque ele está apoiando um tipo muito diferente de reator nuclear. O objetivo necessário? Zerar as emissões de carbono, mundialmente, até 2050.

2 – Steven Johnson. De onde vêm as boas idéias.
As pessoas geralmente creditam suas idéias a momentos de inspiração individual. Mas Steven Johnson mostra como a história conta uma versão diferente. Sua fascinante excursão nos leva das redes líquidas dos cafés de Londres ao longo e vagaroso palpite de Charles Darwin para as atuais e velocíssimas conexões de comunicação.

3 – Elon Musk: A mente por trás de Tesla, SpaceX, SolarCity e PayPal
O empresário Elon Musk é um homem com muitos planos. O fundador de PayPal, Tesla Motors e SpaceX senta-se com o curador do TED, Chris Anderson, para compartilhar detalhes sobre seus projetos visionários que incluem um carro elétrico comercializado em massa, uma empresa de locação de energia solar e um foguete completamente reutilizável.

4 – Kevin Slavin: Como algoritmos moldam nosso mundo
Kevin Slavin argumenta que vivemos em um mundo criado para – e cada vez mais controlado por – algoritmos. Nesta instigante palestra em TEDGlobal, ele nos mostra como complexos programas de computadores determinam: táticas de espionagem, preços das ações, roteiros de filmes e arquitetura. E ele nos adverte que nós estamos escrevendo códigos que não entendemos com implicações que não podemos controlar.

5 – Brian Cox sobre o supercolisor do CERN
O físico super-astro Brian Cox fala sobre seu trabalho no Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider LHC) no CERN. Discutindo sobre o que há de cientificamente mais avançado de uma maneira cativante e acessível, Cox nos leva num tour desse enorme projeto.

6 – Eric Giler demonstra eletricidade sem fio
Eric Giler quer desembaraçar nossas vidas repletas de fios com a ajuda da eletricidade sem fio. Neste vídeo, ele aborda o que esta tecnologia de ficção científica oferece e demonstra a inovadora versão do MIT, a WiTricity – uma invenção que está próxima de ser lançada comercialmente e que poderá em breve recarregar seu celular, seu automóvel e até seu marca-passo.

7 – Conheça as incríveis máquinas voadoras do futuro
Quando você ouve a palavra drone, provavelmente pensa em algo muito útil ou muito assustador. Mas será que eles podem ter valor estético? O especialista em sistemas autônomos Raffaello DAndrea desenvolve máquinas voadoras, e seus últimos projetos estão superando os limites do voo autônomo: desde uma asa que consegue flutuar e recuperar-se de interferências até uma nave com oito propulsores que é ambivalente à orientação ou um enxame de minúsculos quadricópteros coordenados. Prepare-se para se deslumbrar com um conjunto de máquinas voadoras circulando como num sonho, enquanto elas dançam como vaga-lumes sobre o palco do TED.

8 – Marco Tempest: A elétrica ascensão e queda de Nikola Tesla
Combinando mapeamento de projeção e um livro desdobrável, Marco Tempest conta a história avassaladora e intrigante de Nikola Tesla chamado o maior nerd que o mundo já teve desde a sua invenção triunfante da corrente alternada aos seus últimos dias sem um tostão.

9 – O primeiro segredo do projeto é perceber
Como seres humanos, nos acostumamos com o jeito como as coisas são muito rapidamente. Mas para os designers, o jeito como as coisas são é uma oportunidade: as coisas poderiam ser melhores? Como? Nesta palestra engraçada e animada, o homem por trás do iPod e do termostato Nest compartilha algumas de suas dicas para perceber – e levar à – mudança.

10 – A tecnologia pode resolver nossos grandes problemas?

Em 1969, os históricos passos de Buzz Aldrin na Lua levaram a humanidade a uma era de possibilidades tecnológicas. O incrível poder da tecnologia seria usado para resolver todos os nossos grandes problemas. Voltando aos dias atuais, o que aconteceu? Será que aplicativos de telefone são as únicas coisas que temos a mostrar? O jornalista Jason Pontin analisa profundamente os desafios que enfrentamos para usar a tecnologia de forma efetiva para problemas realmente importantes.

Fonte: mundoamazonia.com.br

Fonte secundária: CM