Artigos

5 dicas para planejar suas aulas para o futuro

5dicasparaplanejarsuasaulasparaofuturo-20150605184347.jpg
  
 
 
05/06/2015 -Confira dicas para melhorar seus métodos de ensino

Fonte: Shutterstock

A sala de aula é um ambiente em constante mudança: as inovações tecnológicas e transformações nas estruturas sociais são determinantes para criar novos modelos educacionais. Assim, os professores precisam estar antenados em instrumentos para adequar cada vez mais o ensino para os alunos. Você é docente e quer saber dicas de como planejar suas aulas do futuro? Veja a seguir:

1 - Ferramentas digitais
A linguagem que tem maior grau de compreensão pelos alunos é a digital. Por isso, invista no uso de tecnologias na sala de aula, como vídeos, tablets, grupos nas redes sócias etc. Seja criativo e monte estratégias boas para sua turma.

2 - Valorize a diversão no momento do aprendizado
Os jogos didáticos são uma ótima estratégia para atrair a atenção dos alunos, que costumam se engajar mais a aprender os conteúdos ministrados em sala de aula. Assim, você pode adota-los para todas as faixas etárias, escolhendo quais jogos se adaptam melhor para cada uma delas.

3 - Conectividade
Aproveite as oportunidades das redes sociais para aumentar sua interação com os estudantes. Existem muitas possibilidades como criar grupos de estudo no Facebook ou no WhatsApp. Geralmente, os estudantes se mantêm mais interados sobre as obrigações em relação às aulas.

4 - Transparência
Adote uma postura firme com os alunos, para manter a organização no ambiente escolar, mas seja transparente. O padrão de estudantes de hoje é diferente de anos atrás e, por isso, você deve romper com a ideia de uma relação fechada entre aluno e professor.

5 - Incentivar o autoaprendizado
A internet facilitou o desenvolvimento acadêmico dos alunos, já que passaram a ter mais acesso a todos os tipos de materiais para aprofundar os conhecimentos. Assim, você deve mostrar novas plataformas e conteúdos para sua turma, a fim de aumentar o rendimento geral deles.
Fonte: Universia Brasil