Artigos

8 ASPECTOS ESSENCIAIS DE UM EMPREENDEDOR INOVADOR

8-ASPECTOS-ESSENCIAIS-DE-UM-EM-20171102184640.jpg

17/10/2017 - Presidente da McKinsey lista descobertas sobre o "caminho
da inovação"

Crescimento só acontece com produtividade e produtividade vem
fundamentalmente de inovação. A afirmação é de Nicola Calicchio,
presidente da McKinsey para América Latina, que destaca a importância
da inovação no cenário atual para o sucesso dos negócios.

Mas afinal, o que é preciso para ser um empreendedor inovador? Em busca
de respostas, a consultoria ouviu empresas – tanto startups quando
grandes companhias – de diversos setores e analisou inúmeros cases de
sucesso. Durante participação no blastU, festival de empreendedorismo
e tecnologia realizado nesta semana em São Paulo, Calicchio apresentou
os resultados, listados em oito aspectos. Conheça:

1. ASPIRE
O primeiro ponto essencial, segundo o especialista, é ter um sonho.
Tenha uma ideia que cative as pessoas, afirma, dando o exemplo de
John Kennedy, presidente norte-americano na década de 60, quando
declarou que iria chegar à lua. Era um sonho distante, mas
factível, define.

2. ESCOLHA
Faça escolhas, recomenda. Neste caso, Calicchio comenta que a
maior parte das empresas e empreendedores tem inúmeras ideias, mas que
algumas delas precisam ser eliminadas, mesmo que tenham um certo valor
sentimental por elas. Fazer muita coisa ao mesmo tempo tipicamente
não traz sucesso. É importante ter um portfólio, mas portfólio
limitado.

3. DESCOBRIR
Calicchio recomenda que empreendedores tenha insights sobre ideias para
que possam entender quais têm de fato potencial de sucesso. Para chegar
a essa resposta, a ideia precisa responder a três perguntas: se existe
demanda do consumidor; se a ideia tem viabilidade; e se o modelo de
negócios transforma a ideia de forma econômica. Se você conseguir
responder sim para todas, é uma boa ideia. Se não tiver uma ou duas,
deixe essa ideia de lado até conseguir responder.

4. EVOLUA
Modelos de negócios são mudados constantemente, lembra. Como
exemplo, Calicchio cita a indústria do café. Antigamente minha avó
comprava sacos de café e sava coador de pano. Depois vieram as
cafeteiras e hoje cápsulas. O que aconteceu com a indústria do café
é exemplo de como modelos de negócios evoluem.

5. ACELERA
Para Calicchio, velocidade é essencial. Empresas que têm sucesso
registram velocidade acima da média. É aquela expressão: faça
cavalos, não camelos, brinca. O especialista comenta também que,
quando determinada pessoa tem uma ideia inovadora dentro de uma grande
empresa, geralmente ela precisa superar diversos obstáculos, como
compliance, financeiro, marketing e produção. Por isso empresas
estão mudando suas estruturas com time velozes suficiente para evoluir
ideias, explica.

6. ESCALE
Escala é fundamental. Se você cria uma startup que é um aplicativo
para telefone celular, seu mercado é um nicho. Mas se você cria uma
rede social, o mercado é o mundo. Você precisa entender qual é o
alcance da sua escala para expandir, diz.

7. EXTENDA
Outro quesito essencial, segundo Calicchio, é a extensão dos
negócios, ou seja, encontrar parceiros ideais para evoluir uma ideia em
conjunto.

8. MOBILIZE
Por fim, Calicchio afirma que o empreendedor deve ir além das
estruturas. O primeiro ponto é encontrar sócios complementares. É
preciso encontrar alguém que te complemente, completa.

Fonte: Portal itforum365.com

Fonte secundária: CM Consultoria.