Artigos

Alunos dão uma aula de inovação

Alunosdaoumaauladeinovacao-20150924112224.jpg
 
23/09/2015 - Já imaginou desenvolver robôs ou um computador de bordo para carros populares com uso de celulares? Para estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), de Londrina, estas propostas foram além da imaginação. 

Eles colocaram em exposição protótipos e produtos criados nos laboratórios da instituição ao longo deste ano. A iniciativa fez parte da Feira de Inovação Tecnológica(IFTCH) do IFPR, realizada no ginásio do Ipolon. Também houve uma mostra dos cursos ofertados. 

O diretor do insti tuto, Marcelo Poleti, explica que o evento é uma oportunidade que as turmas têm de se aproximar da comunidade. "Nosso objetivo é divulgar nosso trabalho, o que é desenvolvido no IFPR. Muitos estudantes que nos visitam se tornam nossos alunos depois também", comentou.

Hoje, o campus Londrina da IFPR oferta o Ensino Médio nas modalidades integradas com Informática e Biotecnologia, cursos técnicos subsequentes nas áreas de Enfermagem, Massoterapia, Prótese Dentária e Saúde Bucal; além do ensino superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Ciências Biológicas. 

No último ano do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, José Cláudio Vieira Júnior, de 21 anos, optou por criar um aplicativo baseado em tablets ou smartphones para diagnosticar veículos automotivos ? uma espécie de computador de bordo para carros populares. 

Quem é fascinado por robôs teve a chance de ver de perto os protótipos criados por alunos do 1º ano do Ensino Médio. O que chamava mais a atenção era um pequeno robô velocista, que percorria linhas pré-determinadas pelo grupo. 

* Produto de um trabalho na fase de testes ou planejamento de um projeto 

* A turma é finalista da Olimpíada Brasileira de Robótica 

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional 
Fonte: Folha de Londrina - Londrina/PR