Artigos

As Tecnologias que vão mudar o mundo que você conhece 

As-Tecnologias-que-vao-mudar-o-20171014120833.jpg
Notícia publicada originalmente em 02/10/2017
 
Se você quer saber algo sobre o futuro, entender dessas tecnologias vai te dar uma boa pista de como será as coisas nos próximos anos ou talvez nos próximos meses.

Se você quer saber algo sobre o futuro, entender dessas tecnologias vai te dar uma boa pista de como será as coisas nos próximos anos ou talvez nos próximos meses.

O fato é que cada dia surgem novas tecnologias exponenciais, nunca inventou-se tanto como nos últimos 150 anos. Dando alguns exemplos, podemos citar Thomas Edison com a invenção da luz elétrica, avançando um pouco mais podemos citar Ford e Chrysler com os carros a combustão e produção em massa, mais recente podemos citar Bill Gates com a Microsoft, Steve Jobs com os computadores pessoais e smartphones, até zuckerberg merece entrar na lista, mudando a forma como as pessoas se relacionam.

Tecnologias não são somente de origens digitais ou virtuais, é simplesmente tudo que é uma inovação, e vem com o propósito de ajudar ou facilitar tarefas, um dos maiores avanços tecnológico da nossa história, foi a junção de um pedra amarrada em uma madeira, dando origem a machadinha, que possibilitou que o homem primata conseguisse caçar com mais eficiência.

A evolução tecnológica vai fazer com que os avanços da humanidade que antes demoravam 50 anos, aconteçam em apenas 5 anos.

E são algumas dessas tecnologias que você precisa conhecer para entender as mudanças que estão prestes a acontecer ou que já é percebida em pequenos detalhes do nosso dia-a-dia.

I.O.T ( Internet Das Coisas )

Que a internet faz parte do nosso cotidiano não é mais surpresa para ninguém, isso não vai mudar, nunca mais! até que aparece uma outra tecnologia capaz de substituir.

Ainda Estamos muito limitados no uso da internet, 90% da forma como consumimos ela diariamente, é por meio de smartphones e computadores.

A I.O.T chega para mudar isso, nada mais é do que objetos e dispositivos conectados a internet, para usar de várias formas possíveis, esse tipo de tecnologia possibilita por exemplo, que o meu smartphone converse com a minha TV ou com o meu aparelho de som.

Os benefícios podem ser dos mais diversos com o uso do I.O.T

 
  • Conforto
  • Segurança
  • Acessibilidade
  • Controle

    Com a internet das coisas você consegue monitorar e controlar os sistemas de segurança da sua casa, você consegue ajustar a temperatura ideal para sua casa, verificar quais alimentos de sua preferência estão em falta na sua geladeira ou despensa.

    E esses são só alguns exemplos de uso do I.O.T, até porque como trata-se de uma nova tecnologia, seu uso ainda é bem limitado e restrito, o que com certeza vai mudar nos próximos anos.

    Blockchain

    Essa é a que está mais em alta no momento, por se tratar de um divisor de águas na história recente da humanidade, essa tecnologia que surgiu para dar suporte ao bitcoin ( uma moeda virtual ), pode mudar a forma como nós, seres humanos fazemos transações bancárias, contratos de compra e venda ou qualquer outro tipo de transação financeira.

    A Blockchain, é uma espécie de histórico compartilhado de transações que são validadas por vários algoritmos, computadores e servidores diferentes ao redor do globo.

    Essa Tecnologia possibilita a exclusão de um terceiro para realização de transações bancárias por exemplo. Na prática é como se eu pudesse transferir meu dinheiro diretamente para outra pessoa sem a necessidade de um banco ( intermediário ), essa transação é comprovada com um compartilhamento criptografia em blocos, que qualquer pessoa tem acesso para atestar a veracidade daquela transação.

    Blockchain vai mudar além da forma de negociar a forma estrutural de muitos modelos de negócios, principalmente os bancos, que terão que se adaptar a essa nova realidade.

    Para os usuários desta tecnologia, existem vários benefícios, apesar da complexidade da implementação do Blockchain.

     
  • Segurança
  • Autonomia
  • Sem intermediários
  • Compartilhado

    Ainda é uma tecnologia pouco aprofundada é verdade, mas quando ela começar, de fato vai ser uma mudança de era.

    Inteligencia Artificial + Machine Learning

    A inteligência artificial, explicando de modo bem simples é a capacidade de maquinas executarem ações humanas, seja ela a comunicação ou até mesmo a capacidade lógica e cognitiva.

    Foi usada pela primeira vez em 1956 por John McCarthy que disse a seguinte frase:

    Inteligência Artificial envolve máquinas que conseguem performar tarefas que são características da inteligência humana.

    A inteligência artificial ou A.I como é conhecida não é uma novidade como vimos, e faz a cabeça de hollywood a muito tempo, com seu diversos filmes de ficção científica como o famoso O Exterminador do Futuro.

    O maior medo que envolve esse tema é justamente o cenário apocalíptico que o filme mostra, onde máquinas e robôs dominam o mundo no futuro e fazem dos humanos os seu escravos.

    Saindo de Hollywood e voltando para a realidade, a A.I já está fincada no nosso cotidiano, com passos bem tímidos ainda, mas o fato é que provavelmente você já conversou com um robô, os famosos chatbots são robozinhos dotas de inteligência artificial que as empresas usam para atender de forma automatizada e produtiva pelo meio virtual.

    Temos também os famosos carros autônomos da Tesla e de outras grandes montadoras, carros que dirigem sozinhos e são capazes de tomar atitudes independentes diante de determinada situação.

    Machine Learning

    Essa é bem atrelada ao conceito de A.I, a explicação de modo simples é a capacidade de máquinas aprenderem novas atividades a medida que vão sendo usadas, Os carros autônomos são dotas de machine learning, para aprender novas rotas, adicionar novos perigos, aprender novos comandos.

    Um bom exemplo de machine learning é o Robô Watson da gigante empresa de tecnologia IBM, esse computador que já foi comparado com a Jarves do filme O homem de Ferro, recentemente venceu um humano em uma partida de xadrez.

    Watson aprende diretamente da internet com os seu super algoritmos complexos, tem a capacidade de processar milhões de dados em segundos e falar 9 línguas fluentemente.

    Modelos de negócios estão surgindo com o aprimoramento do machine learning. A Lawtechs, são startups do setor jurídico que usam a capacidade de aprendizado e processamento de softwares para consumir pilhas de processos e chegar a conclusões assertiva em poucos segundos.

    As Tecnologias que vão mudar o mundo que você conhece já estão começando e é sempre bom acompanhar esses avanços tecnológicos, entender seu funcionamento, isso pode ser um diferencial para você ou para o seu negócio.

Fonte: Portal Administradores

Fonte secundária: CM Consultoria