Artigos

Como ajudar os alunos na escolha profissional 

Comoajudarosalunosnaescolhaprofissional-20160319195603.jpg
 

19/03/2016 - Professor, veja como agir para auxiliar os estudantes a escolherem suas carreira

Fonte: Shutterstock

A escolha profissional é um momento bastante delicado na vida dos pré-universitários. Por isso, é essencial que eles recebam todo o apoio emocional, psicológico e também as informações necessárias para que a decisão seja tomada com muita certeza, Neste cenário, o professor tem papel fundamental, funcionando como um mentor e mediador entre os alunos e seus pais.

A seguir, veja as orientações que você deve dar aos seus alunos que estejam na fase de escolher suas carreiras:

1 – Encoraje a individualidade dos alunos

Cada jovem é um indivíduo único e precisa ter seus desejos e vontades respeitados. Muitas vezes, os pais e parentes do estudante acabam forçando-o a cursar uma graduação que, na verdade, ele não deseja. Nesses casos, o papel do professor é mediar as relações entre pais e alunos, apresentando bons argumentos e dando o melhor direcionamento para a situação.

2 - Ajude-os a descobrir seus pontos fortes

É muito importante que o docente encoraje seus alunos a descobrir o que gostam de fazer e no que são bons. Uma boa forma de ajudá-los nesta tarefa é levá-los a feiras de profissões ou convidar profissionais e especialistas em carreira para palestrar em sala de aula. O importante é apresentá-los para a maior quantidade de carreiras possíveis, entregando boas informações e participando ativamente da decisão.

3 – Seja um mentor

É preciso ser o exemplo que seus alunos precisam, transmitindo força e segurança para auxiliar na decisão. Nos momentos em que estiverem confusos, coloque-se à disposição para conversas e conselhos.

4 – Mostre as opções 

É importante dar a chance de os alunos experimentarem os mais diferentes tipos de experiências profissionais, nas mais diversas áreas. Por isso, promova excursões a museus, fábricas, laboratórios, escritórios de advocacia, grandes empresas de mídia, bancos e qualquer outra instituição que esteja aberta a receber os alunos e mostrá-los o dia a dia da profissão. As feiras de ciências, artes e literatura desenvolvidas pelos próprios alunos também são ótimas chances de colocá-los em contato com situações que reproduzam uma profissão.

Fonte: Universia Brasil

Notícia, também, publicada no Portal www.cmconsultoria.com.br