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COMO CINGAPURA CHEGOU AO TOPO DOS RANKINGS EDUCACIONAIS

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16/10/2017 - _Construção autônoma do aprendizado e um sistema
pensado para todos são trunfos do país asiático_

Com uma educação norteada pela busca por aprendizagem autônoma,
pensamento crítico e habilidades essenciais para o mundo
contemporâneo, Cingapura conquistou a liderança em rankings
educacionais. Na última edição do Programa de Avaliação
Internacional de Alunos (Pisa), o país ocupou a primeira posição nas
três disciplinas avaliadas: Ciências, Matemática e Leitura.

As provas realizadas a cada três anos pela Organização para
Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para mensurar a
qualidade de ensino dos países avaliam a capacidade do estudante
reproduzir os conhecimentos adquiridos e aplicá-los em situações
pouco familiares e fora da escola, e o êxito de Cingapura na
avaliação é consequência direta das reformas educacionais que
levaram para a educação o mesmo destaque econômico do país
asiático.

REFORMAS PLANEJADAS

A primeira reforma educacional no país ocorreu logo após a sua
independência e separação da Malásia, em 1965. Na época, o objetivo
era educar a população para o trabalho duro, necessário para
construir a nova nação.

Nas décadas seguintes, o foco no trabalho e esforço transformou as
escolas em espaços altamente competitivos. Como resposta, o governo
operou uma nova reforma no seu sistema educacional, iniciada em 2009,
que resultou nos índices de hoje. Agora o novo foco é formar
indivíduos preparados para as demandas do século 21: crianças aptas a
formular questões, procurar respostas e construir seu próprio
conhecimento.

O estudante agora é o centro da educação. O aprendizado no século
20 era passivo, hoje é ativo, diz Lee Sing Kong, vice-presidente da
Nanyang Technological University (EUA) e um dos responsáveis pela
reforma educacional de Cingapura, em entrevista à Folha de S. Paulo.
Temos que permitir que os alunos sejam responsáveis pelo seu
próprio aprendizado e os professores são os facilitadores, não o
principal fornecedor de conteúdo.

NOVAS DIRETRIZES

A reforma deu origem aos Resultados Desejados da Educação (Desired
Outcomes of Education), conjunto de diretrizes estabelecidas pelo
governo central e voltadas para a construção do modelo de educação
que levou Cingapura ao topo dos rankings mundiais.

Se vamos viajar, precisamos saber bem o destino, diz Lee.
Sabemos como queremos educar nossos alunos. Eles têm que ter
habilidades para serem relevantes no tempo em que vivem.

Uma das inovações do país é no processo de formação dos
professores. No novo modelo, estudantes que estão se formando para a
docência têm professores mais experientes como mentores, que os
supervisionam em sala de aula; as atividades práticas de docência
correspondem a pelo menos 35% do currículo de formação de
professores.

FORMANDO PROFESSORES

O objetivo de formação de estudantes autônomos também se aplica aos
futuros professores. Nesse modelo educacional, os docentes são
incentivados a formularem seus próprios métodos de ensino, que pode
variar para cada tópico abordado na sala de aula.

Como incentivo para esse nível de inovação, os professores têm o
atrativo de salários altos: desde a década de 1990, o salário inicial
de professores foi ajustado pelo Ministério da Educação para se
igualar ao de engenheiros. Além disso, planos de carreira oferecem a
possibilidade de promoções e aumentos salariais para os docentes.

Professores são os pilares do sistema educacional de Cingapura,
destaca relatório da OCDE. A expectativa é que a cultura de
dedicação, aprendizagem colaborativa e excelência profissional seja
fortalecida ainda mais.

EDUCAÇÃO CONTINUADA

A preocupação com a educação não se encerra nos limites da escola.
Programas do governo incentivam a formação continuada e a educação
de jovens e adultos, que se caracteriza por uma visão holística que
inclui desde o ensino vocacional até o engajamento com hobbies e
interesses específicos.

Um desses programas é o SkillsFuture (habilidades de
futuro), que oferece subsídios a todos os jovens com mais de 25 anos
que desejem fazer cursos para formação continuada ou se dedicar ao
desenvolvimento de interesses pessoais.

A construção autônoma do aprendizado também é fomentada pelo
governo em iniciativas voltadas para toda a população: mais de dez mil
cursos online são disponibilizados em um banco de dados público, e
orientadores acadêmicos e vocacionais oferecem auxílio para estudantes
de todas as fases educacionais.

Uma reforma educacional acontece de modo integrado, coerente e
sustentável, destaca o professor e pesquisador Pak Tee Ng.
Cingapura busca ter um excelente sistema educacional para todos, não
um sistema com algumas escolas excelentes para poucos.

Fonte: Portal Gazeta do Povo

Fonte secundária: CM Consultoria

Imagem: cadernodeviagem.com