Artigos

Como escolher qual universidade cursar 

Comoescolherqualuniversidadecursar-20160617115758.jpg
 

16/06/2016 - Alguns pontos devem ser levados em consideração no momento de escolher qual faculdade cursar.

Após fazer a grande escolha de qual curso prestar, o vestibulando se encontra em outro grande dilema: Qual universidade escolher? Existem diversas universidades disponíveis e, mesmo depois de reduzir a escolha para apenas aquelas que possuem o curso desejado, o número ainda é grande.

Por esse motivo, há alguns critérios que podem auxiliar o estudante nessa escolha. Verifique no site da instituição a qualidade do corpo docente. Verificando a qualidade do corpo docente é possível ter uma noção da qualidade do curso, uma vez que será ministrado pelos professores. É possível visitar o site ou procurar o Currículo Lattes dos profissionais.

Se possível, faça uma visita na faculdade que tem em mente. Dessa forma, será possível observar a infraestrutura dela e as instalações. Dê uma olhada nas salas de aula, na biblioteca, nos laboratórios ou hospital (no caso de cursos como medicina e medicina veterinária). Também observe a praça de alimentação e os locais de lazer. Uma boa estrutura indica que há preocupação do corpo administrativo da instituição com os alunos, o que pode refletir fortemente na qualidade do ensino.

Também é possível verificar o valor do diploma de determinada instituição no mercado de trabalho. Não há garantia de vagas por ter estudado em determinada faculdade, mas o peso no currículo será diferente.

Se você pretende fazer intercâmbios, estudar ou trabalhar no exterior, entre no site da instituição e procure quais os convênios que ela possui com determinadas universidades de outros países. Tendo isso em mente, será possível ampliar seus horizontes, seja em empresas exteriores ou fazendo pesquisas nessas universidades.

Outro ponto importante é verificar a avaliação da universidade pretendida no Exame Nacional de Cursos e no Enade. Isso te dará um maior cenário para verificar a qualidade da instituição em nível nacional.

Depois de conferir o quão boa determinada faculdade pode ser, considere pontos mais pessoais como, por exemplo, o custo de estudar nela. Visto que é bem possível que o vestibulando vá para uma faculdade em uma cidade diferente daquela que mora, deve-se ter em mente os custos com alimentação, transporte e/ou moradia. Ao fazer os cálculos, muitas vezes sairá mais caro estudar em uma faculdade pública em outra cidade do que pagar uma particular na própria cidade.

No entanto, se a escolha for uma faculdade particular, verifique os preços e as possibilidades de bolsas de estudos.

Por fim, se há dúvida entre instituições de uma mesma cidade que possuem qualificações semelhantes, decida-se pela localização. Escolhendo a que estiver mais perto de sua residência ou local de trabalho diminui-se consideravelmente os custos com transporte.

Por Isabela Palazzo

Fonte: vestibular2016.net

Portal www.cmconsultoria.com.br

Foto: Univ. Finlandia/Google