Artigos

Curso à distância? 5 dicas para gerenciar melhor o seu tempo de estudos 

Curso-a-distancia--5-dicas-para-gerenciar-melhor-o-seu-tempo-de-estudos-20160724124501.jpg
 

23/07/2016 - O número de pessoas que opta por estudar à distância cresce cada vez mais no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em 2014 o número de alunos matriculados em cursos de ensino à distância era de mais de 3,8 milhões.

As opções de cursos vão de graduação à distância até aulas de inglês com professores nativos e especializações em uma determinada área. Com o crescimento dessa modalidade de ensino, crescem também as necessida des específicas de quem estuda à distância. O gerenciamento e a otimização do tempo de estudo é uma delas, essencial para o pleno aproveitamento do curso.

Se você estuda à distância atualmente, que tal ler as dicas a seguir para conciliar e organizar bem suas horas de estudo com as outras tarefas e compromissos do seu dia a dia?

Crie um ambiente próprio para o estudo 
Ter um espaço dedicado unicamente aos seus estudos é essencial para que o seu tempo lendo, fazendo exercícios e assistindo às aulas tenha o melhor rendimento possível. Esse local deve ser, de preferência, afastado do restante da residência, com uma mesa que contenha apenas o necessário aos seus estudos – como computador, cadernos, apostilas e a sua agenda. 

Estudar em um espaço próprio diminui as distrações e permite que todo o conteúdo aprendido seja absorvido ao máximo, evitando a necessidade de reler textos e assistir novamente a aulas porque não entendeu a matéria da primeira vez. 

Tenha disciplina e uma rotina organizada 

Para que o seu tempo dedicado aos estudos semanalmente seja o mais proveitoso possível, é muito importante criar uma postura comprometida com o aprendizado à distância. Estudar de casa requer ainda mais responsabilidade do que estudar presencialmente, já que em casa é você mesmo quem precisa fazer as cobranças e perceber as possíveis falhas. 

Para colocar essa nova responsabilidade em ação, passe a adotar uma rotina regular de estudos. Acorde cedo e troque de roupa. Estudar de pijamas apenas ajuda a criar novas distrações. Evite ficar até tarde estudando e estabeleça um número máximo de horas de estudo diárias. Use um espaço apropriado e tenha uma agenda diária com a sua programação de estudos para aquele dia. Crie metas de aprendizado para que você possa medir seu rendimento e melhorar seus pontos fracos. 

Não foque nos estudos durante todo o tempo

Por mais que seja necessário abdicar de algum lazer e entretenimento quando se está estudando à distância, não desgrudar do computador e das apostilas durante todo o seu tempo livre não é saudável, e tampouco recomendado. Tirar ao menos um dia de folga do seu curso à distância toda a semana é muito importante para ajudar a manter a sua saúde e disposição, já que você pode usar esse tempo para ficar com pessoas queridas ou simplesmente descansar em casa depois de uma longa semana.

Para que o seu estudo traga os melhores resultados, saber utilizar-se das pausas é tão importante quanto ter um ou dois dias de folga do curso na semana. Enquanto estiver estudando, estabeleça horários de pausa para comer, espairecer e até checar as redes sociais. Assim é possível fazer todas as refeições com calma e voltar a todo o vapor para suas anotações e exercícios.

Use todos os recursos oferecidos

Para que o seu aprendizado proporcione uma experiência ainda mais valiosa, utilize os recursos de chat disponíveis nas plataformas das instituições para conversar com seus colegas de turma e seu professor. Suas dúvidas serão sanadas, e novas ideias acerca de um tema podem surgir e complementar seus estudos. 

Procure se informar sobre a possibilidade de fazer um estágio e assistir a aulas semi-presenciais no seu polo de ensino. Assim, você aproveita todas as oportunidades oferecidas pelo curso e faz o melhor da sua graduação ou especialização. 

Fonte: meon.com.br 

Portal www.cmconsultoria.com.br