Artigos

Descubra se vale a pena mudar do ensino à distância para o semipresencial 

Descubrasevaleapenamudardoensinoadistanciaparaosemipresencial-20160609111943.jpg
 

07/06/2016 - É fundamental avaliar a questão antes de tomar a decisão

Desde 2004, o MEC (Ministério da Educação) reconhece não apenas o método presencial e a EAD (educação à distância) como formas de ensino, mas também o semipresencial, que seria um meio termo entre os dois. É importante saber que um curso é considerado semipresencial quando oferece até 20% da carga horária total para atividades a distância.

Essa forma de aprendizagem é ideal para alunos que desejem aliar a flexibilidade da EAD com a interação do ensino presencial. Porém, caso você seja aluno da EAD e esteja pensando em mudar de método tem que pesar alguns fatores, sendo que os principais deles têm a ver com tempo e dinheiro. Se optar pelo ensino semipresencial evidentemente gastará mais tempo com deslocamento e dinheiro com transporte, alimentação e também no valor da mensalidade.

Uma outra questão a ser pensada é que aquilo que é citado como grande vantagem do método, que é a interação com outras pessoas pode se mostrar uma cilada. Quem garante que você vai gostar dos colegas que encontrará? E se eles não forem focados e te atrapalharem mais do que ajudarem? Fora que você pode conhecer pessoas que estejam em sintonia com você, também sendo adepto da EAD. Como já foi dito em outras oportunidades, basta usar a internet com aliada na busca por grupos de estudos, contando, inclusive com o apoio de professores.

Evidentemente a decisão final é sua e só cabe a você decidir aquilo que é melhor para você. Com essas informações, você tem elementos para isso. Boa sorte!

Fonte: Do R7 - http://noticias.r7.com/educacao/

Portal www.cmconsultoria.com.br

Figura: Google