Artigos

Educação a distância é uma boa alternativa ao ensino tradicional: conheça as vantagens 

Educacao-a-distancia-e-uma-boa-alternativa-ao-ensino-tradicional-conheca-as-vantagens-20160720105446.jpg
 
 

19/07/2016 - Antes da popularização e a ampliação do acesso à internet, não havia muitas alternativas para quem estava interessado em continuar com os estudos, mas não tinha tempo para acompanhar aulas presenciais em centro de ensino tradicionais.

Por conta disso, o número de pessoas acabava não dando continuidade aos seus estudos após a conclusão de um ciclo sempre foi relativamente alto. Com a recente expansão das possibilidades de estudos graças ao cre scimento do método de educação à distância, pessoas que antes não tinham acesso à educação superior e especialização, hoje podem se formar sem sair de casa.

Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em 2014, o número de matriculados em cursos a distância já era maior do que 3,8 milhões, sendo que em 2003 esse número não atingia os 50 mil alunos, de acordo com censo do Ministério da Educação.

Esse crescimento tão grande em um espaço de tempo de pouco mais de dez anos muito se deve às numerosas vantagens que estudar à distância oferece aos alunos.

Grupos que antes ficavam à margem da educação superior por falta de tempo e de acessibilidade, por exemplo, viram no método EAD a chance de retomar os estudos graças à flexibilidade oferecida pela educação a distância.

As vantagens de estudar à distância
Acredita-se que estudar em casa utilizando apenas o computador e material de apoio é dos métodos mais benéficos de ganhar conhecimento disponíveis hoje. Se a falta de tempo é o seu maior problema, com o ensino a distância você conta com uma flexibilização de horários que permite que o estudo ocorra durante seus períodos livres.

Jovens que precisaram entrar muito cedo no mercado de trabalho, mas, ainda assim, querem uma formação profissional; pais e mães que se dividem entre trabalho e filhos; pessoas com deficiência que não encontram espaços presenciais totalmente acessíveis e até mesmo idosos que nunca deixam de lado a sede pelo conhecimento.

Todos esses grupos de pessoas são beneficiados pelo método EAD, que permite que eles estudem no seu tempo, montando sua grade de horários e sem precisar sair do conforto de suas casas.

É comum utilizar o ensino a distância também como um complemento. Cada vez mais pessoas fazem sua segunda graduação a distância, para complementar o currículo.

A flexibilidade é uma das principais vantagens oferecidas pelos cursos a distância. Ao optar por eles, o aluno pode estudar quando e onde quiser, precisando apenas de um computador para acessar a plataforma. Com as apostilas, é possível estudar também offline.

A possibilidade de ver e rever as aulas do curso é outro dos pontos positivos do método EAD. O aluno pode focar nas disciplinas e matérias que tem mais dificuldade e assistir às aulas em seu próprio ritmo, fazendo pausas e até retrocedendo para rever algum conceito já explicado.
Pessoas que não tem muito tempo semanalmente podem deixar para estudar com mais afinco aos finais de semana, o que não é possível em cursos tradicionais.

A economia de não precisar se deslocar até um campus, as mensalidades mais acessíveis e a grande variedade de cursos também funcionam como atrativos para quem quer estudar, mas não se enquadra no perfil de aluno presencial por alguma razão.

O diploma é exatamente o mesmo de um curso presencial graças ao reconhecimento do MEC das graduações a distância, o que é outra vantagem para o estudante EAD, que terá reconhecimento profissional semelhante ao aluno presencial no mercado após se formar.

Fonte: agorams.com.br

Portal www.cmconsultoria.com.br às 10:26 hs.