Artigos

Educação domiciliar cresce 965% nos últimos cinco anos, no Brasil

Educacaodomiciliarcresce965nosultimoscincoanosnoBrasil-20160315091915.jpg

Rio de Janeiro sedia conferência global sobre o tema até o dia 12 de março

Até o dia 12 de março, pessoas de mais de vinte países estarão reunidas, no Rio de Janeiro, para discutir aeducação domiciliar. Os participantes da Global Home Education Conference 2016 vão desde jovens que foram educados em casa durante a infância até o cientista indiano vencedor do Prêmio TED, Sugata Mitra.
 
Quem falou sobre a conferência e sobre a educação domiciliar, também conhecida como Homeschooling, foi o assessor jurídico da Associação Nacional de Educação Domiciliar, Alexandre Magno Fernandes Moreira.
 
Segundo ele, essa forma de educar, já bastante difundida em outros países, vêm crescendo expressivamente no Brasil: nos últimos cinco anos, o número de famílias que fazem a educação domiciliar cresceu 965 por cento.
 
Alexandre falou sobre o que é preciso para educar os filhos, já que o homeschooling exige tempo, dedicação e disposição para mudar a dinâmica de toda a família. Ele também abordou os preconceitos ligados ao tema e lembrou grandes nomes da ciência e das artes que trocaram a escola pela própria casa.
 
Ouça a íntegra da entrevista clicando no player acima.
 
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya

Produtora:

Roberta Timponi e Juliana Maya

Tags

Global Home Education Conference 2016Educação domiciliarhomeschoolingAlexandre Magno Fernandes Moreira

Tarde Nacional

em 10/03/2016 - 19:04

atualizado em 10/03/2016 - 19:01

Ouça mais em: http://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/edicao/2016-03/educacao-domiciliar-cresce-965-nos-ultimos-cinco-anos-no-brasil