Artigos

Entenda qual é o perfil profissional procurado pelas startups

Entendaqualeoperfilprofissionalprocuradopelasstartups-20150712103553.jpg

 
 
10/07/2015 - Confira quais são as principais características para se adaptar ao ambiente nesse tipo de empresa

Fonte: Shuttestock

O ambiente em uma startup é diferente daquele encontrado nas grandes empresas. Essas corporações de pequeno porte geralmente estão em processo de crescimento e, por isso, requerem um pensamento inovador e capacidade de adaptação por parte dos funcionários. Ao fazer parte do staff dessas companhias, você não trabalhará somente com a sua função, podendo assumir o papel de várias áreas ao mesmo tempo.

É por essa razão que, para atuar nesse ramo empresarial, é necessário aprimorar certas habilidades que vão além do currículo profissional. A seguir, separamos as 4 características mais buscadas nos funcionários pelas startups. Confira:

1 - Conhecimento sobre tecnologia
O conhecimento sobre tecnologia e informática é muito importante para quem deseja fazer parte de uma startup. Muitas empresas cobram conhecimentos específicos de ferramentas como Excel, linguagem HTML e softwares. Por isso, é importante se manter atualizado sobre as principais novidades no ramo tecnológico. Para isso, você pode recorrer ao ensino online, já que existem várias aulas na internet relacionadas à área. Algumas plataformas de cursos online podem ser bastante úteis para quem quer aprender sobre o assunto sem precisar pagar.

2 - Comunicação e persuasão
Ao atuar nesse tipo de empresa, sobretudo no início do negócio, é necessário saber como adaptá-la a diferentes tipos de público, utilizando as suas habilidades comunicativas para convencer as pessoas a comprarem os seus produtos. Um bom “vendedor” é aquele que sabe identificar e transmitir aos clientes os pontos fortes do serviço que oferece.

3 - Força de vontade e determinação
A determinação é um elemento fundamental para superar os obstáculos que podem surgir na trajetória de uma startup. É importante saber contornar os momentos de crise da empresa, entendendo que eles podem ajudar a equipe a crescer profissionalmente.

4 - Controle emocional
Além da determinação, outra importante característica que um funcionário desse tipo de companhia deve desenvolver é a inteligência emocional. Ter o controle das próprias emoções é fundamental para lidar com os períodos de altos e baixos da companhia. É importante saber como manter o controle para não desestruturar a equipe, pensando em soluções inteligentes para superar o momento de crise.
Fonte: Universia Brasil