Artigos

Família Galindo quer o monopólio do ensino superior privado no país

Familia-Galindo-quer-o-monopol-20170211154910.jpg

08/02/2017 - O prazo para se matricular no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina nesta terça-feira (7). No total, o Sisu oferece 238.397 mil vagas em 131 instituições. O resultado foi publicado no dia 30 de janeiro e pode ser acessado no site do Sisu.

LISTA DE ESPERA

A adesão à lista de espera acontece até o dia 10 de fevereiro. O candidato está restrito à primeira opção de curso selecionada no ato da inscrição, os que foram selecionados para a segunda alternativa poderão concorrer ao curso prioritário. Para participar, o interessado deve acessar o site do Sisu e manifestar seu interesse na lista.

MUDANÇAS NO SISU

Em 5 de janeiro, uma portaria publicada pelo MEC anunciou que o sistema deverá ficar mais flexível a partir de 2017. De acordo com as novas regras, as universidades podem exigir dos candidatos uma média mínima referente a todas às provas do Enem ou manter a indicação de uma nota mínima para todas as avaliações. Outra mudança será a ampliação das opções de peso estabelecidas pelas instituições.

Também será dada à universidade a autonomia para combinar tais mudanças de modo a definir os aprovados. Isso permite, por exemplo, que um estudante que não alcançou a nota mínima em uma das provas do Enem, mas tenha média nas outras, possa ter chance de ser selecionado. A medida entra em vigor já no primeiro semestre e, de acordo com o MEC, foi uma solicitação feita pelas próprias instituições de ensino.

Fonte: Portal Universia