Artigos

Grandes faculdades oferecem ensino a distância com qualidade presencial 

Grandes-faculdades-oferecem-en-20170925142755.jpg
 

19/09/2017 - Diferentes perfis de estudantes começam a optar pela graduação a distância

Publicado em 19/09/17
A procura por cursos de graduação ou pós-graduação a distância cresce a cada ano. No censo EAD Brasil 2015, desenvolvido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), contabilizou-se 1.108.021 alunos que frequentam cursos regulamentados totalmente a distância e semipresenciais um aumento considerável em relação ao ano anterior, que totalizou em 996.323 estudantes.

Um dos principais motivos da procura pelo curso on-line é a flexibilidade de horários e a possibilidade de estudar em qualquer lugar. No Mapa do Ensino Superior SEMESP 2016, as instituições privadas com fins lucrativos informaram que a maioria de seus alunos (70,45%) estuda e trabalha. Porém, o perfil de quem procura os cursos on-line está cada vez mais diversificado. Não é apenas as vantagens de um curso on-line que têm atraído os estudantes, mas a qualidade dos cursos disponíveis nesta modalidade.

Este é o caso da faculdade de tecnologia FIAP, que passou a oferecer seus conceituados cursos de graduação na modalidade on-line em 2017. "A procura por cursos on-line tem crescido para diversos perfis de estudantes. Antigamente, a procura era maior por quem não tinha tempo de frequentar diariamente uma faculdade e um público acima de 25 anos. Mas, agora mesmo quem tem disponibilidade procura esta modalidade pelo novo modelo qualitativo e pela grande gama de conteúdo" explica o diretor de cursos a distância da FIAP, Leandro Rubim.

De acordo com a opinião dos participantes do Censo EAD.BR 2015, o ensino a distância exige inovação administrativa, infraestrutura tecnológica e apoio ao aluno em níveis mais elevados, quando em comparado à modalidade educacional presencial. A estratégia da faculdade FIAP foi disponibilizar conteúdos em diferentes formatos. Algumas pessoas aprendem melhor lendo, enquanto outras preferem aprender ouvindo. Para alguns, é preciso visualizar imagens e ainda há quem precise colocar em prática tudo aquilo que viu e ouviu. Por isso, o conteúdo do FIAP ON foi elaborado em quatro formatos de ensino: conteúdo web responsivo escrito; playlist de vídeos; playlist de áudio e e-book. "Também temos transmissões ao vivo (live), chats agendados (via slack) e encontros presenciais opcionais, além dos obrigatórios duas vezes ao ano" informa Rubim.

A segurança de realizar um curso on-line oferecido por uma faculdade de renome é um diferencial para quem escolhe esta opção. "Temos observado que trouxemos um público que estava aguardando uma faculdade de prestígio e qualidade lançar um curso EAD diferenciado, fora da caixa. Com isso, temos alunos de 11 estados e diversas cidades do estado de São Paulo, além da própria capital" ressalta Leandro Rubim.

A faculdade de tecnologia FIAP oferece os seguintes cursos de graduação na modalidade on-line: Análise e desenvolvimento de Sistemas; Defesa Cibernética; Gestão de Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação.

Fonte: Portal Seja Bixo

Fonte secundária: CM Consultoria

Figura: Google