Artigos

Mês da poupança estimula educação financeira nas escolas

Mesdapoupancaestimulaeducacaofinanceiranasescolas-20151028114138.jpg

Em época de crise, ainda que poupar seja garantia de um futuro financeiro estável, guardar dinheiro se torna cada vez mais difícil e um hábito cada vez menos praticado. Por isso, estimular a educação financeira desde cedo é o melhor caminho para um futuro mais seguro.

Como forma de levar os conceitos de economia para as crianças e discutir o consumismo e o consumo consciente, a Sicredi Progresso PR/SP realiza, desde 2014, ações educativas em escolas e, em outubro, considerado o mês da poupança, intensificou as visitas para chamar atenção do público infantil.

Desde o ano passado, cerca de 4 mil alunos, de 10 escolas municipais de Toledo, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu e Nova Santa Rosa, receberam o Poupedi, mascote da Poupança Sicredi, que, de forma lúdica mostra às crianças que poupar é o caminho para a realização dos sonhos.

De acordo com o diretor de negócios da cooperativa, Jeter Suptitz, o foco é atingir as escolas da região para desenvolver o hábito de poupar nas crianças. “A educação financeira deve ser estimulada desde cedo, pois as crianças são o nosso futuro. Estimular a consciência de poupar, economizar e investir é o nosso grande objetivo”, destaca.

Durante a ação em cada escola, conceitos de educação financeira são explicados aos alunos. O mascote é apresentado como o super-herói que combate o consumismo ou um vilão, o “desperdício”. Além disso, os alunos são estimulados a pensar na importância que as crianças têm economicamente dentro da família. Após a palestra, como forma de demonstrar o aprendizado, os alunos desenham o que eles irão fazer no futuro com a poupança. “Ao final, observamos que os alunos assimilam o tema com muita facilidade, respondendo com coerência as brincadeiras sobre consumismo e desperdício”, explica o diretor.

Veja mais em:

http://www.centralpress.com.br/mes-da-poupanca-estimula-educacao-financeira-nas-escolas/

Imagem: TVPetropolis/Google