Artigos

MINHA PROFISSÃO: Especialização na área de Tecnologia da Informação é um diferencial na carreira 

MINHAPROFISSaOEspecializacaonaareadeTecnologiadaInformacaoeumdiferencialnacarreira-20160424142555.jpg
 

22/04/2016 - Com a popularização de smartphones e tablets, profissionais da área têm ganhado espaço no mercado de trabalho. Se você gosta de gestão e tecnologia, este pode ser o ser o curso ideal para você


Você gosta de saber as novidades da rede mundial de computadores? Sempre quis aprender a criar um aplicativo para smartphones ou tablets? Tudo isto está relacionado ao setor de Tecnologia da Informação. NoServiço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) existem opções de cursos técnicos, graduação, pós-graduação, MBA e mestrado na área.

Gerir empresas, processos e pessoas também não é fácil. Por isso, uma das opções de pós-graduação que a instituição oferece é a de Governança e Gestão da Tecnologia da Informação. Stefany Mendes é coordenador do curso na Faculdade SENAI Fatesg, em Goiânia, e explica que o diploma cria uma vantagem: quem faz a especialização tem aulas voltadas para o mercado, para certificações internacionais e conteúdos emergentes. Saiba mais na entrevista que ele concedeu à Agencia CNI de Notícias:

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Com o que um profissional de TI pode trabalhar?

STEFANY MENDES - Ele tem várias opções, como trabalhar com programação e desenvolvimento de softwares, infraestrutura ou banco de dados. Ele também pode ser responsável por administrar e gerenciar usuários de uma rede, como um CEO. Outra opção é a de trabalhar com segurança da informação, pois a empresas têm buscado cada vez mais proteger as informações internas.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Como é o curso de Governança e Gestão em Tecnologia da Informação?

STEFANY MENDES - O SENAI forma pessoas para serem especialistas na área de gestão de pessoas, projetos, serviços e processos dentro da área, além de aprofundar em segurança da informação. O curso pode ser feito tanto por CEOs com grande grau de responsabilidade, quanto por um profissional recém formado que queira atuar com gestão.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - O que o jovem deve estudar para ingressar nesta área?

STEFANY MENDES - É muito importante que ele saiba principalmente matemática e raciocínio lógico. Conhecer bem o Português também é importante para que o aluno saiba falar, se expressar e escrever bem. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Quais as características de um bom profissional de Tecnologia da Informação?

STEFANY MENDES - Ele tem que gostar do novo, de estudar. O simples fato de gostar de tecnologia ou de redes sociais não é o mais importante. Ele tem que gostar de desafios porque, assim, ele se motiva com a evolução diária no setor. Ser determinado, proativo e curioso também ajuda.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Como está o mercado de trabalho?

STEFANY MENDES - Ele cresce todos os dias. Hoje não existe mais quase nenhuma indústria ou empresa sem um setor de tecnologia. Todas elas vão sempre precisar de alguém da TI. Além disso, a área de desenvolvimento de softwares cresce muito no país, principalmente em Goiás, São Paulo e Santa Catarina.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Qual deve ser o futuro da profissão?

STEFANY MENDES - Promissor. As pessoas têm cada vez mais acesso às tecnologias. O Brasil é um dos países que mais acessa internet em todo o mundo. Então é uma área que vem crescendo muito e vai beneficiar os profissionais de TI.

Por Gabriel Aragão
Da Agência CNI de Notícias

Fonte: portaldaindustria.com.br