Artigos

Os 10 melhores empregos para os millenials

Os10melhoresempregosparaosmillenials-20150623122856.jpg

 
 
22/06/2015 - Em levantamento atual, o site CareerCast fez um ranking das melhores carreiras para o grupo que já é maioria no mercado de trabalho

A geração do milênio, também chamada de geração Y, já são maioria no mercado de trabalho. Apesar de muitas vezes ser associada ao estereótipo de um grupo rebelde, narcisista e sem iniciativa, a geração Y representa o futuro, e empresas do mundo todo já começaram a perceber isso.

Em um levantamento que faz todos os anos, o site CareerCast fez um ranking das 200 melhores carreiras a serem seguidas atualmente. Dentre elas, escolheu as 10 mais adequadas para os "millenials", aqueles nascidos entre os anos 80 e o início dos anos 00. As carreiras foram escolhidas com base na porcentagem de millenials já na empregados e em mercados que estão crescendo rapidamente em contratações.

Na análise da pesquisa, o CareerCast afirma que os trabalhos mais promissores são nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que em inglês formam a sigla STEM. "Uma graduação no campo STEM é a maneira mais segura de conseguir um forte retorno de investimento depois da formatura. E, enquanto se formar em uma dessas áreas exija trabalho duro, são inúmeros os caminhos de carreira que podem ser seguidos", explica.

A pesquisa também cita o especialista em mercado de trabalho Lee Caraher, que é enfático: "Um negócio sem Millenials é um negócio sem futuro. Ou você contrata Millenials ou pode fechar as portas".

Embora nem todos os empregos do ranking ofereçam altos salários imediatamente, o potencial de ascender rapidamente pode ser uma compensação. Confira a lista do CareerCast, organizados pela média salarial de cada carreira:

1. Cientista de Dados
Segundo o estudo, a carreira de cientista de dados ainda está "na infância", mas o valor dos profissionais nesse campo fica evidente quando se observa os salários competitivos. Por ser um campo novo, é uma opção atrativa para profissionais jovens.

Média salarial anual: U$124.149

2. Executivo de Mídia
O Adweek.com afirma que desde 2010, 44% da indústria publicitária é ocupada por millenials. Eles estão em alta demanda como executivos de mídia porque oferecem insights de primeira mão sobre as tendências da geração. 

Média salarial anual: U$115.750

3. Engenheiro de Software
Engenheiros de software continuam sendo os profissionais mais requisitados da tecnologia. E, de acordo com o CareerCast, não falta trabalho no Vale do Silício, que segue como o mercado mais favorável para contratações. 

Média salarial anual: U$93.350

4. Fisioterapeuta
A demanda por novos fisioterapeutas se dá, em parte, pela necessidade dos baby boomers (os nascidos entre 1946 e 1964) de ajuda e suporte enquanto envelhecem. 

Média salarial anual: U$79.860

5. Analista de Sistemas
A experiência em tecnologia dos millenials é muito procurada pelas empresas que implementam análises de sistemas como a base de suas organizações, aponta o levantamento. 

Média salarial anual: U$79.680

6. Engenheiro Civil
Uma ênfase crescente e os gastos previstos com projetos de infraestrutura nos próximos dez anos faz da engenharia civil uma das opções de carreira mais promissoras para os jovens profissionais, afirma o ranking. 

Média salarial anual: U$79.340

7. Estatístico
A carreira de estatística é mais uma que ainda está no seu começo e já é promissora. As habilidades de jovens estatísticos estão em demanda, e as oportunidades podem ser encontradas em todas as indústrias. 

Média salarial anual: U$75.560

8. Financial Planner
Com um cargo parecido com o de consultor financeiro, a carreira de financial planner tem em seu futuro um cenário cheio de oportunidades para jovens profissionais. A nova geração procura estabelecer uma relação diferente com a figura do financial planner, então aqueles que já entendem a forma de pensar dos millenials saem na frente. 

Média salarial anual: U$67.520

9. Analista de Mercado
Com uma projeção de contratação de 32% até 2022, o fluxo de jovens talentos na área está apenas começando a decolar.

Média salarial anual: U$60.300

10. Gerente de Mídias Sociais
Sempre em sintonia com as nuances das mídias sociais, os millenials são as contratações mais adequadas das empresas que procuram aumentar sua interatividade com consumidores. 

Média salarial anual: U$46.169
Fonte: Portal Administradores