Artigos

Perdi o emprego, e agora? Veja dicas do que fazer em situações assim 

Perdi-o-emprego-e-agora--Veja-20161222100340.jpg
 

16/12/2016 - Estar desempregado é um momento delicado, mas algumas atitudes podem ajudar nessa hora

Perder o emprego nunca é um momento fácil. É possível, claro, tirar lições do momento e até encontrar novas profissões e hobbies durante o período de desemprego. Porém, logo no começo o que mais temos são dúvidas – principalmente quanto ao que vira a seguir. As nossas dicas vão te ajudar a tornar esse período mais fácil.

O principal receio de quem perde o emprego é o modo como irá lidar com as contas do futuro próximo. Em geral, é possível utilizar o dinheiro da rescisão e o seguro-desemprego para em um primeiro momento, porém, é preciso ter cuidado redobrado com gastos. Antes de qualquer compra, pergunte-se duas vezes se aquilo realmente é necessário.

Esse é o momento para você retomar antigos contatos. Não tenha medo de conversar sobre a sua situação, mas não peça. A ideia é deixar que esses contatos – sejam pessoas ou empresas – saiam que você está disponível. O LinkedIn é uma ferramente extremamente útil para isso.

É preciso ser realista: o novo emprego pode demorar algum tempo para surgir, logo, essa é a hora de você usar a criatividade e encontrar maneiras alternativas de renda. Vale docinhos que você cozinha muito bem, produtos para beleza, trabalhos como freelance. Use suas habilidades e conhecimentos e aventure-se.

Essa dica vale para todas as pessoas, empregadas ou não: sempre que possível, mantenha uma poupança! Pode até ser que o valor não seja muito alto, mas ele fará toda a diferença em uma situação assim e trará bem mais segurança.

Fonte: Universia Brasil

Fonte secundária: CM Consultoria.