Artigos

Professor: 5 dicas para ensinar empreendedorismo para crianças

Professor5dicasparaensinarempreendedorismoparacriancas-20150712102747.jpg
 
10/07/2015 - Veja como você pode introduzir essa noção ao universo infantil, beneficiando o futuro deles

Fonte: Shutterstock

O empreendedorismo é uma noção que pode ser desenvolvida desde a infância, para que a pessoa entenda mais sobre esse universo quando for adulta. Visando que tenham melhores oportunidades no futuro, muitos professores ensinam os alunos sobre o espírito empreendedor e, consequentemente, preparam-nos melhor para seguir uma carreira que exija essa característica.

A seguir, confira como você pode ensinar empreendedorismo para as crianças de maneira simples:

1 - Incentive que participem do negócio dos pais

Por menor que a criança seja, estimule-a para participar de alguns processos da empresa dos pais. Eles podem determinar tarefas simples, fazendo com que ele se sinta responsável por aquilo e entenda a importância das tarefas que realiza.

2 - Faça com que comecem um pequeno negócio

Você deve incentivar sua turma a criar um negócio próprio, mesmo com a pouca idade. Analise quais as paixões dele e, assim, sugira o que pode fazer, além de deixá-lo livre para ter as próprias ideias. Você servirá como um mentor nesse processo. Assim, se ele criar a noção de responsabilidade necessária para ter um negócio desde pequeno, ficará mais fácil de aprimorar essa qualidade no futuro, quando estiver de fato no mercado de trabalho.

3 - Ensine

A melhor forma das crianças entenderem a importância de determinada atitude é por meio de exemplos. Você pode utilizar a experiência pessoal para mostrar às crianças por que é importante agir de tal modo ou de outro. É muito importante que eles também possam aprender um pouco com os erros de pessoas próximas e, assim, trilhe um caminho um pouco diferente, visando conseguir ainda mais sucesso profissional.

4 - Fale sobre empreendedorismo

O diálogo sempre é a melhor forma de ensinar sobre qualquer tópico e, por isso, com o empreendedorismo não é diferente. Assim, converse com eles, faça com que entendam as dinâmicas de trabalho envolvidas nessa área, além de explicar que é uma forma de ter mais liberdade na rotina do que se comparado com outras carreiras.

5 - Faça os pais entenderem a importância da remuneração

Por fim, é muito importante que eles sintam na pele como funciona o mercado de trabalho. Então, sempre que a criança realizar as tarefas que foram designadas, você pode sugerir aos pais que eles paguem uma quantia em dinheiro, dependendo da importância da atividade. Assim, ele aprenderá a importância de realizar um bom trabalho e de valorizar o emprego que terá no futuro. É muito importante que você faça tanto os pais quanto os filhos entenderem como a remuneração é essencial nesse processo de aprendizagem. 
Fonte: Universia Brasil