Artigos

Professor: o que não dizer dentro da sala de aula

Professoroquenaodizerdentrodasaladeaula-20150916114109.jpg

 
 
15/09/2015 - Veja as frases que você deve evitar para construir uma relação positiva com seus alunos

Fonte: Shutterstock

Saber como ensinar é um dos maiores desafios dos professores. Além de encontrarem formas de passar os conteúdos de forma didática para os alunos, é importante que os docentes fiquem atentos ao modo como falam em sala de aula. Confira algumas frases que você deve evitar falar para seus estudantes:

1 – “Estou decepcionado com você”
Por mais que seu aluno não tenha atingido os padrões que você esperava, não diga essa frase. A maior parte deles sente-se muito desconfortável com esse tipo de declaração. Mesmo que você esteja decepcionado, diga isso de outras formas, como focar em pontos que o aluno pode melhorar e como fazê-lo.

2 – “É contra as regras”
Invista em formas mais sutis de dizer que os alunos não estão obedecendo as normas da escola. Busque encontrar com eles soluções para os problemas que condigam com as regras.

3 – “Seu irmão/irmã era melhor do que você”
Essa frase pode ser capaz de destruir a auto-estima do aluno. É importante que você sempre faça com que os estudantes deem o melhor de si nas aulas e, para conseguir isso, precisa analisá-los como individuais e não os comparar com nenhuma outra pessoa.

4 – “Quem você pensa que é?”
Em nenhum momento você deve intimidar seus alunos e, ao proferir essa frase, está estabelecendo uma relação de superioridade com a turma. É essencial que você demonstre que está disponível para qualquer tipo de dúvida dos alunos e, por isso, evite esse tipo de frase.

5 – “A turma toda ficará sem X se alguém não admitir Y”
É com um que os professores tenham que enfrentar situações chatas, como tentar descobrir qual aluno fez determinada brincadeira de mau gosto com a sala. No entanto, ameaçar a prejudicar a todos por uma ação individual não é a melhor estratégia. Além de correr o risco de não encontrar o culpado, ainda passa uma imagem de que não está aberto para o diálogo dentro da sala de aula.

6 – “Qual o seu problema?”
Por mais que você possa perguntar com boas intenções, talvez esse tipo de construção soe rude. Assim, invista em questionar o que você pode fazer pelo aluno ou dizer que podem encontrar uma solução para os problemas em conjunto.
Fonte: Universia Brasil