Artigos

Quanto tempo uma startup demora para dar lucro? 

Quanto-tempo-uma-startup-demora-para-dar-lucro--20160812110444.jpg

11/08/2016 - Editado por Mariana Desidério

Dúvida do leitor: Quanto tempo leva para que uma startup se torne altamente lucrativa?

Respondido por Cristian Welsh Miguens, especialista em empreendedorismo

Quanto tempo leva para uma startup se tornar lucrativa? Uma semana ou 15 anos. Quem começa um empreendimento pensando apenas em ganhar dinheiro, vai fracassar.

Lucro é uma consequência. O foco deve estar no cliente e nas suas necessidades. Até grandes empresas se esquecem disto e acabam quebrando! Cada vez mais é necessário monitorar, ouvir os clientes e as suas necessidades. Nas startups, esta atividade deveria ser feita de forma permanente. Ou seja, os mecanismos de consulta e de troca de opiniões e sugestões com os clientes deveriam fazer parte do DNA da empresa, aproveitando-se para tanto todas as oportunidades que o acesso à TI nos fornece.

Dá para uma empresa sobreviver sem lucro? Claro que não. Mas, quando o lucro vira um fim em si mesmo, logo a empresa deixará de colocar os seus clientes em primeiro lugar e perderá então, talvez pouco a pouco, outras vezes mais rápido, a sua utilidade. E os clientes perceberão isto e a abandonarão.

Isto quer dizer que não adianta apenas querer entregar aos meus potenciais clientes o que eles desejam. Ser empresário, escolher ser empresário, significa desenvolver competências que permitam fazê-lo permitindo que a empresa sobreviva.

Explicando de outra forma, todos os dias a empresa deve vencer o desafio de convencer os seus clientes de que ela é útil não apenas porque entrega o produto ou serviço desejado pelos clientes, mas porque o faz em condições melhores que a dos seus potenciais concorrentes e porque o faz em condições que lhe permitem sobreviver.

Fazer isto requer ambição. Esta mesma ambição é que impulsiona os atletas a constantemente procurar melhorar o seu desempenho. A ambição do atleta que o motiva e o conduz à auto superação só é possível porque ele tem pares competidores que o desafiam todo dia gerando uma cumplicidade que não impede a competição.

Assim deveriam agir os empresários entre si. Esta ambição, no mundo dos negócios, é a lucratividade das empresas. O lucro é a recompensa por um trabalho bem feito.

Quanto tempo vai demorar para tornar a empresa lucrativa? Depende da sua ambição. Depende de como desenvolve seus produtos e serviços de forma a atender necessidades ou resolver problemas dos seus potenciais clientes.

Depende das próprias competências de poder entregar isto em condições de poder sobreviver. E, finalmente, depende de como ele consegue comunicar-se com os seus potenciais clientes de forma a que eles percebam a utilidade da empresa.

O melhor conselho com relação ao ritmo de crescimento é: comece pequeno (de forma a limitar o risco e poder compreender melhor os seus potenciais clientes), pense grande (seja ambicioso o suficiente para acreditar que pode fazer a diferença) e cresça rápido (hoje em dia é muito fácil ser copiado – faz parte das competências que devem estar presentes nas startups ser capaz de expandir-se rapidamente para poder sobreviver).

As dificuldades são enormes e os sacrifícios pessoais a que o empresário se submete por vezes poderão parecer insuportáveis. O único alento que talvez eu possa deixar aqui é a seguinte frase: o que se obtém fácil se perde fácil; o que é difícil de ser atingido, uma vez atingido, nos fornece um prazer insuperável, que é a sensação do dever cumprido.

Cristian Welsh Miguens é professor do curso de negócios da Universidade Anhembi Morumbi.

Fonte: EXAME.com

Fonte secundária: Portal www.cmconsultoria.com.br

Imagem: Google