Artigos

Robô Philae é fotografado sobre cometa 

 

08/09/2016 - Em 12 de novembro de 2014, o robô Philae realizou uma façanha científica: tornou-se o primeiro instrumento construído pelo homem a pousar sobre um cometa, o 67P/Churyumov-Gerasimenko. O equipamento foi levado até o objeto espacial pela sonda Rosetta, da qual se desprendeu e iniciou a descida histórica. No entanto, a aterrissagem teve alguns imprevistos, e Philae acabou em uma região muito acidentada e com pouca exposição à luz solar, fundamental para mantê-la em funcionamento. Assim, após coletar e enviar dados por três dias, a máquina acabou adormecendo, voltando a fazer contato brevemen te em junho de 2015.

Agora, faltando um mês para o fim da missão, quando será a vez de Rosetta se chocar com o 67P, a equipe envolvida no projeto conseguiu visualizar Philae sobre o cometa. Em uma fotografia tirada pela sonda a 2,7km da superfície, é possível ver o robozinho repousando em uma espécie de gruta. Com apenas um mês para terminar a missão Rosetta, estamos muito felizes de, finalmente, visualizar Philae, afirmou em um comunicado Cecilia Tubiana, membro da equipe responsável pela câmera OSIRIS, usada para colher a imagem.

Para os cientistas, a localização do robô confirma que foi a falta de acesso à luz solar que fez com que suas baterias se descarregassem logo e interrompesse seu funcionamento. Essa descoberta marcante põe fim a uma longa e dolorosa busca. Nós estávamos começando a pensar que Philae ficaria perdida para sempre. É incrível que a tenhamos capturado na hora final, comemorou Patrick Martin, gerente da missão.

Ao estudar o cometa 67P os astrônomos obtiveram importantes informações sobre a origem do Sistema Solar e fortaleceram a teoria de que os cometas trouxeram para a Terra os elementos químicos necessários para o surgimento da vida.

Fonte: Correio Braziliense/ DF

Fonte secundárias: 

noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas

veja.abril.com.br/

noticias.terra.com.br

CM Consultoria

Imagem: RoboPhilae/zh.clicrbs.com.br/Google