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Ser inovador faz a diferença? 

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06/04/2016 - A palavra Inovar esta na ordem do dia, com um conceito muito claro: colocar IDEIAS EM AÇÃO. Compreender e incorporar a inovação, é de suma importância, seja, na grande, média ou pequena empresa e para os profissionais um fator imprescindível

O cenário atual, vem despertar, grandes oportunidades de crescimento e desenvolvimento, tanto para as empresas, como para seus profissionais, traçando assim um futuro sustentável.

A palavra Inovar esta na ordem do dia, com um conceito muito claro: colocar IDÉIAS EM AÇÃO.

Compreender e incorporar a inovação, é de suma importância, seja, na grande, média ou pequena empresa e para os profissionais um fator imprescindível.

Todo o valor agregado criado anteriormente seguia o fluxo de dentro para fora da empresa, e hoje, entende-se que este processo para ser assertivo e eficiente deve ser visto de fora para dentro, mantendo o consumidor como o centro, o foco.

A Inovação não é uma ciência, somente quando a utilizamos na prática, estamos verdadeiramente neste processo de exploração de novas idéias.

Ela resulta de ações em nosso cotidiano, é um processo de melhoria através da criação, colaboração e difusão, que potencializa soluções, que irá melhorar o desempenho e crescimento das empresas e de seus colaboradores.

Vale salientar, que a inovação, não existe apenas para desenvolver produtos e serviços, serve também para modelos de negócios, processos produtivos e performances.

A flexibilidade é um elemento vital, que deve concentrar toda sua energia e esforço. Primeiramente entenda o seu modelo de negócios, hoje utiliza-se a ferramenta, CANVAS, sendo extremamente eficaz e de fácil
implementação. Defina a melhor área para gerar seus projetos e garanta que todos os envolvidos tenham o senso de empreendedorismo.

A inovação deve ser trabalhada abertamente junto de seus parceiros, colaboradores, clientes e fornecedores, ou seja, todos os stackholders envolvidos, pois a cocriação é um fator determinante.

Nas empresas hoje, o perfil inovador dos profissionais é um assunto amplamente discutido, e visto como uma competência estratégica básica em qualquer área de atuação, o pensar fora da caixa, gerando novas ideias aplicáveis, são atitudes fundamentais dentro de qualquer negócio, pois empresas e profissionais que insistem em fazer o mais do mesmo, no futuro, não existirão.

Sabemos que muitas empresas tem a inovação em seu DNA, priorizam seus elementos vitais e concentram suas forças. Outras, porém, mesmo em um mundo, veloz e dinâmico, insistem em se manterem estáticas e conservadoras. Devemos salientar a importância de buscarem espaços dentro de seus departamentos, para inserir gradualmente a inovação, se permitindo estes pequenos avanços.

As empresas que antecipam as necessidades do mercado, que curam as dores dos seus consumidores e fazem com que seu serviço ou produto se torne obsoleto antes do seu concorrente, se mantêm em uma posição confortável no mercado, pois, estará sempre na direção do futuro, mapeando tendências e comportamentos.

A constante observação e estudos no comportamento do consumidor, principalmente no diz respeito a sua experiência de compra é fator determinante, pois já é comprovado que as emoções influenciam 90% da compra, sendo assim, o consumid or tem que estar sempre motivado pela emoção, pois após a sua compra, internamente, sempre arruma razões para justificá-la.

Um exemplo clássico, é o case do Cirque du Soleil, observe que as pessoas, não buscam um simples espetáculo circense, mas estão em busca da emoção, da experiência, do ritual e do ambiente.

Outro exemplo que podemos destacar, é a Nespresso, observe o envolvimento que os seus clientes tem com a marca, um sentimento único.

Onde encontrar profissionais com o perfil inovador, somado ao senso de empreendedorismo? Estas competências podem ser desenvolvidas? Afirmo, que sim, podem e devem ser desenvolvidas, porém primeiramente se faz necessária a pró-atividade.

Onde encontrar embasamento necessário sobre o tema? Informações sobre estas competências estão disponíveis 24 horas, encontramos em cursos on line, palestras, webnários, cursos de capacitação, treinamentos, e literaturas, que são utilizados na construção deste Mindset inovador.

Luiz Eduardo Serafim, da 3M do Brasil, especialista em inovação e professor, afirma que: “No Brasil ainda existe um déficit, em relação a esta competência, que o cenário ideal, seria a incorporação da inovação e empreendedorismo na grade curricular das escolas, para que seja estimulado o espírito empreendedor e noção de inovação, que é a criatividade aplicada, descobrindo as necessidades humanas, estudando e conhecendo para encontrar grandes soluções. Muitas de nossas universidades, já incorporaram esta disciplina em vários cursos, com centros de empreendedorismo e trabalhos desenvolvidos no sentido da inovação.”

Observamos um crescimento continuo de Universidades Corporativas, além de importantes organizações como o SEBRAE, que nos traz esta capacitação através de excelentes programas estruturados, fóruns e conferências.

Portanto, conclui-se que em pouco tempo, este perfil inovador será incorporado em toda grade curricular, iniciando pelo maternal. Enquanto a mudança, não se efetiva, temos materiais e formas suficientes para tal desenvolvimento.

Para iniciar e colocar em prática a inovação, necessariamente precisa-se passar por três processos:

 Criatividade: Capacidade de gerar ideias, que se transformem em valor;
 Imaginação: Representação mental, observação e protótipos de ideias que fogem do cotidiano;
 Inovação: Idéias em ação.

Fonte: Portal Administradores

Notícia publicada, também, no Portal www.cmconsultoria.com.br.