Artigos

Vantagens de fazer faculdade em 2 anos 

Vantagensdefazerfaculdadeem2anos-20160525130158.jpg
 

25/05/2016 - por: Taíza Torres 

Olá, leitores!

Você já parou para pensar que existem vantagens em fazer uma faculdade em apenas dois anos? A maioria das faculdades tem cursos em média com 4 anos, mas também existem os cursos mais longos, de 5 anos ou mais e cursos menores de apenas 2 anos. Acontece que, fazer uma faculdade em dois anos é bem vantajoso e nós vamos mostrar 9 motivos para uma graduação mais curta.
A maioria dos cursos de dois anos são cursos tecnólogos, são cursos rápidos, mas que preparam o profissional da mesma forma. Confira então 9 vantagens de fazer faculdade em dois anos:

Conteúdo mais objetivo – Em cursos mais longos, muitas vezes, os alunos estudam matérias que algumas vezes não ajudam na formação profissional, elas até tem relação com o curso, mas no geral não fazem muita diferença e estão ali só para fechar a grade curricular. Com os cursos de dois anos é bem diferente, o curso é bem mais objeti vo e o aluno aprenderá matérias que são realmente importantes e que vão ajudar na formação profissional.

Formação rápida para o mercado de trabalho – O aluno que forma mais cedo também entra para o mercado de trabalho mais cedo, muitas vezes a empresa só contrata quando o estudante está formado. Se você concorre a uma vaga com uma pessoa que faz graduação de 4 anos, a chance de você ser contratado é muito maior.

Valor mais baixo – No geral os cursos de graduação com duração de dois anos tem o valor mais baixo comparado aos cursos com duração maior. Essa é uma vantagem muito boa, pois a faculdade não vai “pesar” no seu bolso e você ainda tem todas as vantagens de desconto, bolsas e outras coisas como nos cursos mais longos.

Menor gasto – No final das contas você vai gastar bem menos, além do curso de 2 anos ser mais barato, como já falamos, você vai passar apenas 2 anos pagando a faculdade e terá uma ótima formação. Essa é uma vantagem que você precisa colocar na balança na hora de fazer sua escolha.

Economia de tempo – O curso de 2 anos vai fazer você economizar seu tempo, afinal muitos alunos reclamam da duração de cursos de 4 anos ou mais, nesses casos você passa muito tempo dedicando-se a uma faculdade. Em cursos mais rápidos você estuda o que é necessário com um conteúdo mais objetivo, entra para o mercado de trabalho mais rápido e ainda tem mais tempo para fazer outras coisas. Se você, depois da formatura do ensino médio, decidir fazer um intercâmbio de um ano e só depois fazer uma faculdade de 2 anos, vai formar primeiro que um aluno de graduação com 4 anos. 

Tem tempo para fazer pós – Como vai economizar seu tempo, também vai ter mais tempo para dedicar mais ainda a outros estudos, você pode fazer uma pós-graduação depois que terminar sua graduação de dois anos, a pós também é rápida e você vai ficar muito mais preparado para o mercado de trabalho. Ter mais conteúdo é sempre melhor e, uma faculdade de 2 anos, pode abrir essa possibilidade.

Mais prática e menos teoria – Como o curso tem uma duração menor, o aluno também tem a oportunidade de ver mais a prática do que a teoria e essa é uma grande vantagem, pois ter a oportunidade de colocar a mão na massa mais vezes enquanto está fazendo o curso é muito bom, para a formação do profissional.

Muitas opções de cursos – Muitas vezes os cursos longos de 4 ou 5 anos não têm tantas opções dentro de uma área, em alguns cursos você só consegue escolher sua área específica depois de 2 anos de estudo. Isso acontece muito com pessoas que querem fazer publicidade, por exemplo, em faculdades federais na qual ele entra no curso de comunicação social e só então escolhe sua área. Os cursos com duração de 2 anos têm mais opções de áreas.

Especialização focada no interesse do estudante – O estudante também tem oportunidade de escolher o curso certo e o que mais gosta. Nos cursos tecnológicos o estudante pode escolher uma área mais específica e não precisa estudar o que não quer. Por exemplo, se ele gosta de mecânica, mas quer uma área mais específica, é possível encontrar a área que quer trabalhar.

São muitas as vantagens de uma formação de dois anos, basta você escolher o que é melhor para a sua carreira.

Fonte: canaldoensino.com.br

Portal www.cmconsultoria.com.br