O QUE É BACHARELADO?

10 de Janeiro de 2019
O-que-e-bacharelado--20190111134602.jpg

Saiba como funciona essa modalidade do ensino superior. 

Saber o que é bacharelado é importante para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior e precisam decidir qual modalidade corresponde aos seus interesses e planos para a carreira. O bacharelado é um grau acadêmico do ensino superior. Os bacharelados possuem duração entre três e seis anos, a depender da carga horária mínima estabelecida pelo Ministério da Educação para cada curso. O profissional formado no curso de bacharelado recebe o título de bacharel. Para isso, é necessário concluir a sua formação em instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Como funciona o bacharelado?

De acordo com a Resolução nº 2 de 18 de junho de 2007, a carga horária mínima de um curso de graduação bacharelado presencial é de 2.400 horas e 7.200 horas quando o limite de integralização for de seis anos. Sobre a carga horária, a Resolução afirma ainda:

Parágrafo único. Os estágios e atividades complementares dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial, não deverão exceder a 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso, salvo nos casos de determinações legais em contrário.

Os cursos de bacharelado podem ser presenciais – quando o estudante cumpre uma exigência mínima de frequência em sala de aula – ou a distância. Na modalidade EAD, o aluno assiste as aulas online e participa dos fóruns, chats e grupos de discussão. Algumas atividades práticas e aulas em laboratórios podem ser necessárias em alguns bacharelados a distância. Em todos os casos, o estudante precisa comparecer ao polo EAD para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e realizar as provas finais. O diploma de bacharelado EAD possui a mesma validade do curso presencial, confirme norma do MEC. 

Benefícios bacharelado 

Oferta de cursos: os cursos de bacharelado estão disponíveis nas mais diferentes áreas do conhecimento. Além disso, são ofertados por instituições públicas e privadas. 

Programas do Governo: Enem, Sisu, Prouni e Fies são programas do Governado que também são destinados aos cursos de bacharelado. Eles facilitam o acesso ao ensino superior, com diversos benefícios aos estudantes, como financiamento estudantil (FIES), bolsas integrais e parciais em faculdades particulares (Prouni) e vagas em universidades públicas (Sisu). 

 

Figura: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/o-que-e-bacharelado

Fonte: http://bit.ly/2FikIrW
Voltar