Sobre os nossos

Serviços

Ensino a Distância - Aperfeiçoamento profissional, graduação e pós-graduação

Atualmente oferecemos 60 cursos de graduação a distância. Bacharelado, licenciatura e tecnólogos Venha fazer a sua formação conosco.

Cursos de graduação: https://www.connecteducacional.com.br/loja

Na pós-graduação nosso portfólio oferece inúmeros cursos nas áreas de Direito, Contabilidade, Educação, Engenharia, Gestão, Marketing e Saúde.

Também contamos com cerca de 200 cursos de Aperfeiçoamento profissional, nas áreas de Direito, Educação e Gestão.

https://www.connecteducacional.com.br/loja

Capacitação de professores - Ideb

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

A ÉGIDE está preparada para oferecer capacitação aos professores das Escolas Públicas para a melhoria do aprendizado de seus alunos, a diminuição da evasão; e, complementarmente que leve a sua formação.

Fizemos um programa exclusivamente para as Escolas Estaduais e Municipais dentro da capacidade de pagamento de suas caixas escolares.

Ensino a Distância

Estamos preparados para criar, desenvolver, e autorizar sua Instituição para oferta de cursos na modalidade de educação a distância. De maneira geral esse processo se inicia com a preparação dos atores que serão os responsáveis pela oferta dos cursos. Isso implica uma série de ações que devem ser realizadas e acompanhadas, entre tantas:

1. Especificação de equipamentos;

2. Estabilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA);

3. Escolha do programa que mais se ajustará a Cultura da Organização onde serão customizados os cursos para melhor adequação ao público-alvo e disponibilizados on line com as mais diversas ferramentas que ajudarão o aluno a se manter motivado: vídeos, textos, podcast´s, áudios, avaliações individuais e em grupo, fóruns, chats, wikis, entre outros. É preciso lembrar que um dos grandes diferenciais dos cursos a distância é a oferta de disciplinas de nivelamento, as complementares, de extensão e a possibilidade de economias de escala nos casos de curso de graduação de mesma área de conhecimento. Outra vantagem é a comunicação eficaz entre professor-aluno: ao suporte técnico e o acompanhamento pedagógico da aprendizagem.

A equipe pedagógica da ÉGIDE encontra-se à disposição para auxiliar em todos os momentos desde a criação dos cursos, estruturação, produção de materiais, acompanhando de seu desenvolvimento e lançamento. Não deixe de ampliar a oferta de seu portfólio de cursos eles vão criar oportunidades de capatação de novos alunos e redução nos custos dos atuais cursosgerando trabalho e renda.

Acompanhamento e Melhorias do Processo

Nos mais de 20 anos de existência da ÉGIDE podemos observar que é fundamental que a empresa tenha seu planejamento claramente definido e difundido dentro da organização, pois este envolve desde a definição de sua visão e missão, as quais estão em um nível mais estratégico, até os resultados parciais (metas e objetivos), que estão em um nível mais tático e operacional. Infelizmente, muitas empresas não conseguem por si só definir o que deve ser monitorado - confundem-se porque seus administradores muitas vezes estão na operacionalização. A ÉGIDE pode ajudar a definir o que deve ser medido, e, através da determinação do objetivo, a organização acompanha como os resultados finais serão alcançados. Nesse sentido, os indicadores estão atrelados às metas e aos objetivos da IES e devem ser seguidos por todos para que o resultado final, anteriormente planejado, seja de fato alcançado. As ações corretivas (Avaliação) são realizadas através de planos de ação, hoje obrigatórios pelo MEC sempre que a nota do curso for insuficiente. Uma vez monitorados e corrigidos, os indicadores trarão à IES o sucesso esperado. 

Orientações e Acompanhamento de Atos da Supervisão de Curso pela Seres (visitas)

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) é a unidade do Ministério da Educação responsável pela regulação e supervisão de Instituições de Educação Superior (IES), públicas e privadas, pertencentes ao Sistema Federal de Educação Superior; e cursos superiores de graduação do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológico, e de pós-graduação lato sensu, todos na modalidade presencial ou a distância.

Seres também é responsável pela Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (Cebas-Educação). A Seres foi criada em 17/4/2011 pelo Decreto nº 7.480/2011, absorvendo competências antes da SESu, da Setec e da extinta Seed do Ministério da Educação. Esta secretaria deve zelar para que a legislação educacional seja cumprida.

Suas ações buscam induzir a elevação da qualidade do ensino por meio do estabelecimento de diretrizes para a expansão de cursos e instituições, de conformidade às diretrizes curriculares nacionais e de parâmetros de qualidade de cursos e instituições. As atribuições da Seres estão previstas nos Arts. 26 a 29 do Decreto nº 7.690/2012, com as alterações do Decreto nº 8.066/2013.

Todas as atividades de supervisão - autorização, reconhecimento, recredenciamento de curso, avaliação institucional, termo de compromisso passam, necessariamente, por essa secretaria e são encaminhados para o INEP que contratam os avaliadores que irão proceder a visita em loco.

A sua IES está prepada para receber as comissões instituidas pela Secretaria para os atos regulatórios. A ÉGIDE pode ajudar a a sua IES, antecipadamente, na organização antes da visita, na interlocução com os avaliadores, minimizando com antecedência os pontos fracos do relatório que irá ser apresentado.

Planejamento de Desenvolvimento de Cursos

Muitas Instituições têm dificuldades para estabelecer qual é o curso de graduação que vão oferecer. Se esse é o seu caso, é necessário a pesquisa, a vocação institucional, e sobretudo acertar a demanda local.

Ao se elaborar um Projeto Pedagógico de Curso desafios permanentes estarão sendo associados. Na maioria das vezes a incerteza é grande e os investimentos, também. As dificuldades no desenvolvimento desses processos de construção exigem a definição, a orientação, as informações complementares para nortear o trabalho na IES. Há uma série de energias do corpo docente, de tempo e de recursos financeiros envolvidos para o trabalho. Não se pode aceitar o achismo, o resultado do vizinho, para se obter um resultado de sucesso no novo curso de graduação a ser oferecido pela Instituição. Assim, a ÉGIDE pode ajudar nesse planejamento - com pesquisas ou enquetes, com propostas norteadoras, baseadas nos resultados estatísticos da região.

O nosso trabalho pode ir além: elaborar o aditivo ao PDI, apresentamos o roteiro para elaboração do Projeto Pedagógico do novo Curso (PPC), cuidar junto as equipes a sua elaboração e apoiar por esclarecimentos sobre todos os itens que devem compor o projeto.

Planejamento de Desenvolvimento Institucional - PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, elaborado para um período de 5 (cinco) anos, é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.

A elaboração do PDI deverá explicitar o modo pelo qual o documento foi construído e a interferência que exercerá sobre a dinâmica da Instituição, tendo como pressuposto o atendimento ao conjunto de normas vigentes. É imprescindível, na elaboração do PDI, considerar como princípios, a clareza e a objetividade do texto, bem como a coerência, de forma a expressar a adequação entre todos os seus elementos, e a factibilidade, de forma a demonstrar a viabilidade do seu cumprimento integral.

O PDI é regulado pela Lei 5773/2006. Caso tenha dificuldades em sua elaboração, ou deseja um especialista para pensar o futuro, junto com a direção de sua Instituição, a ÉGIDE pode ajudá-lo nesse trabalho.

Serviços de Desenvolvimento Organizacional

É preciso muito esforço e experiência para entender todos os processos existentes em uma Instituição de Ensino. Hoje, as empresas que desenvolvem sistemas de informação já descobriram, há algum tempo, que antes de se realizar qualquer trabalho é necessário mapear os processos. Somente assim se pode garantir, com segurança, que o fluxo documental segue o seu trâmite. Alguém que se matricula em uma escola tem, inicialmente, um pensamento de longo prazo - existem cursos superiores de graduação podem durar até 6 anos, sem contar aqueles estudantes que dão continuidade às especialidades, ao mestrado e até o doutorado em uma mesma Instituição. Então, documentar bem faz parte do atendimento e é valorizado pelo aluno. A tecnologia avançou muito e está disponível para essa diversidade de afazeres. Mas, é preciso treinamento, mudar o que já se fazia e aplicar a nova tecnologia disponibilizada. A ÉGIDE pode auxiliar no desenho dos processos ou na melhoria dos já existentes para que o trabalho seja uniformizado, padrão, e que os técnicos administrativos estejam aptos para um bom atendimento ao seu aluno. É sempre interessante lembrar que este trabalho não acaba nunca, e os motivos são vários: (a) a rotatividade da mão de obra; a promoção; (b) as novas versões do sistema; (c) os novos softwares incorporados; (d) a legislação educacional, entre tantos trabalhos que são realizados no dia a dia. Não deixe que seu aluno fique insatisfeito com o atendimento. Qualique seus funcionários e otimize os seus processos.