Autoaprendizagem: desafios diários da educação EaD

Aldeny Alves, Por A Tribuna -12 de agosto de 2021

ARTIGO

Um dos grandes desafios da EaD é manter os alunos interessados, motivados e participando com compromisso em construir seu próprio conhecimento. Alguns alunos têm a sensação de isolamento, “é por isso que” a interação é tão importante com colegas e professores/mentores. Além disso, é importante fornecer aos alunos oportunidades de práticas para melhorar suas habilidades de avaliações e análise para que possam usar com sucesso as informações disponibilizadas na internet e posteriormente usada pela EaD.

Existem sete dimensões para que o aluno obtenha sucesso no ambiente educacional e são determinantes para a autoaprendizagem. Essas dimensões são os resultados das pesquisas, ferramenta de avaliação e coleta de informações para educadores com experiência. Embora essas dimensões sejam listadas separadamente e na verdade não funcionam de forma independente, são como um sistema orgânico que serve para apoiar ou desafiar os alunos EaD juntos ao processo de auto estudo.

A primeira dimensão envolve as ferramentas que os alunos devem ter está disponível, com fácil acesso à internet e tecnologia de acesso (computadores, laptops, tablets e telefones celulares), seja em casa ou no local de trabalho. A contribuição mais importante para o sucesso em um ambiente de aprendizagem é a organização de uma maneira conveniente e eficaz, Certificando que os equipamentos fornecidos possam proporcionar a experiência de aprendizagem online.

Embora o fácil acesso à tecnologia seja o primeiro passo, a experiência de lidar com as ferramentas digitais para realizar as atividades pessoais ou relacionadas ao trabalho é muito importante. Assim, os alunos sem experiência técnica leva mais tempo para aprender um novo conteúdo, enquanto aprende a lidar com ferramentas digitais. Principalmente para organizar os materiais de leitura no drive ou fazer um download para aprender off-line ou realizar exercícios na tela.

Os alunos podem intimidar-se com o ensino tradicional perdendo conteúdo face a face, mas, na verdade, o ensino EaD melhora a maneira como todos aprendem, e como querem aprender. Por exemplo, todo mundo conhece a melhor maneira de lembrar um número de telefone ou endereço, algumas pessoas vão escrever, outros vão dizer repetidamente, e alguns vão rimar ou associar lembrar a você. Alguns preferem aprender com a visão, alguns são auditivos ou preferem aprender lendo e escrevendo. É importante perceber que no ensino EaD essas diferenças e preferências podem ser facilmente atendidas.

Um dos maiores benefícios da aprendizagem online em um ambiente remoto, automaticamente se torna um dos maiores desafios. Os alunos apreciam com liberdade sua aprendizagem tornando-se uma responsabilidade substancial para a realização das suas atividades. Durante a aprendizagem EaD, é necessário ministrar o tempo de estudo para que possam aproveitar ao máximo seus cursos conforme planejado.
Existem várias razões para os adultos procurarem experiências educacionais como: atualização de habilidade obrigatória, um requisitos para manter créditos adicionais de autorização, mudanças de carreira, ou simplesmente obter anseios a novos conhecimentos.

Dessa forma, algumas dimensões envolvem a aprendizagem pessoal, a forma de como o indivíduo estuda e aprende, mas esta dimensão fornece uma perspectiva sobre métodos básicos de como o indivíduo realmente lida com suas atividades diárias e seus padrões de comportamento que vão muito além de questões relacionadas à escola. Por Exemplo, inclui ver como as tarefas diárias são realizadas, o indivíduo sempre comparece ao compromisso ou tarefa simples na hora certa? Observar as qualidades pessoais pode ser um pouco difícil, mas esta é uma etapa importante para o aprendizado EaD ter sucesso.