Pesquisa educacional sobre a pandemia está disponível

Gestor escolar pode responder a pesquisa “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil” até o dia 18 de abril. Questionário está disponível no Sistema Educacenso - Por gov.br

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, no Sistema Educacenso, a pesquisa “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”. Os gestores escolares devem responder o questionário até 18 de abril. A pesquisa é aplicada juntamente com a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021 – Situação do Aluno – e tem o objetivo de coletar informações a respeito dos impactos da pandemia nas escolas e redes de ensino durante o ano letivo de 2021.

Esta é a segunda vez que o Inep aplica a pesquisa, com o intuito de identificar as ações adotadas pelas escolas brasileiras diante da necessidade de aplicar medidas de enfrentamento à disseminação do coronavírus. Por meio da aplicação da pesquisa no Censo Escolar 2020, foi possível levantar informações relevantes sobre o calendário escolar e as estratégias adotadas em todo o Brasil.

Situação do AlunoA coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar 2021 ficará disponível, no Sistema Educacenso, até 17 de março. Nessa etapa os gestores das escolas e redes de ensino declaram informações sobre o rendimento e movimento escolar dos alunos declarados na primeira fase da pesquisa estatística (Matrícula Inicial), tendo como base os registros administrativos e acadêmicos de cada escola (boletim escolar, diário de classe, livro de frequência, entre outros documentos).

A Situação do Aluno reúne informações como a quantidade de aprovados ou reprovados, bem como quantos estudantes da educação básica foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram ao término do ano letivo de 2021.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica brasileira, o Censo Escolar da Educação Básica é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Acesse o Sistema Educacenso

Conheça o questionário “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”

Acesse os materiais orientadores da Situação do Aluno 2021

Saiba mais sobre as etapas do Censo Escolar 2021

Saiba mais em:

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/pesquisa-educacional-sobre-a-pandemia-esta-disponivel