MEC publica guia com orientações para oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica na composição do novo Ensino Médio

O documento é um guia didático, elaborado na forma diálogo utilizando uma linguagem interativa e acessível

O Ministério da Educação (MEC) lançou, ontem (9), o Guia de Implementação do Itinerário da Formação Técnica e Profissional, relacionado à implantação do novo ensino médio. O documento tem como objetivo de auxiliar as redes e instituições de ensino na oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica por meio do detalhamento das possibilidades de organização dos arranjos curriculares que possibilitem a oferta de cursos técnicos e cursos de qualificação profissional.

A ferramenta disponibiliza modelos de estruturas curriculares para a composição do Itinerário da Formação Técnica e Profissional, que faz parte das novas formas de oferta do novo Ensino Médio. O documento foi elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), por meio da Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica (DPR) na forma de diálogo entre personagens que são representantes das escolas e um servidor do Ministério da Educação, utilizando uma linguagem interativa, clara e acessível.

O Guia explora, também, a composição de itinerário integrado com as áreas do conhecimento, possibilidades de oferta em Educação a Distância (EaD), Educação de Jovens e Adultos – EJA e por meio de parcerias, sempre enfatizando a legislação vigente e os esclarecimentos de termos relacionados à Educação Profissional Tecnológica.

O Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Sant’Ana, explica que o guia se apresenta como uma solução para as instituições, na oferta de cursos dentro da estruturação do novo ensino médio. “A partir deste guia as escolas terão uma ferramenta que amplia as possibilidades de oferta da formação técnica e profissional, auxiliando na implementação do novo ensino médio e levando mais oportunidades de formação aos estudantes”, afirmou.

Para acessar o Guia de Implementação do Itinerário da Formação Técnica e Profissional clique aqui.

Saiba mais em:

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-publica-guia-com-orientacoes-para-oferta-de-cursos-da-educacao-profissional-e-tecnologica-na-composicao-do-novo-ensino-medio